A freguesia de Moinhos da Gândara mereceu destaque no Diário de Coimbra (19/08/09) com o título: "Freguesia de Moinhos da Gândara deslumbrou".
Segundo este jornal "No desfile das colectividades todas freguesias estiveram representadas, umas mais do que outras, mas as actividades rurais foram aquelas que deram nas vistas e cativaram o público, talvez porque, cada vez mais, são usos que deixaram de ser vistos na zona da cidade. No conjunto das apresentações, Ferreira-a-Nova e Moinhos da Gândara foram as mais representativas da ruralidade do concelho, com esta última a deslumbrar no seu conjunto, retratando muito bem a cultura do milho desde a sementeira até à feitura do pão".
De facto, foram estas duas freguesias que me encantaram com a sua riqueza cultural! Estão de parabéns todos os envolvidos!
Alguns desses registos...




Moinhos da Gândara é a Freguesia mais recente do Concelho da Figueira da Foz, foi constituída em 20 de Junho de 1997, por desanexação da vizinha Freguesia das Alhadas.
Um pequeno vídeo do desfile desta Freguesia (foi pena ficar tão escuro...).


A minha Freguesia (Ferreira-a-Nova) foi, para mim, a segunda melhor neste desfile! Alguns desses momentos...


No dia 16 de Agosto realizou-se, na Figueira da Foz, o desfile de encerramento da III Bienal de Associativismo de 2009. As colectividades do concelho desfilaram entre a Ponte do Galante e a Praça da Europa ( junto à Câmara Municipal).
A Cidade esteve muito bonita, a noite muito agradável e muita gente a assistir ao desfile das Freguesias !
As tradições marcaram presença...

Alguns dos meus registos...



super mensagens
A todos umas óptimas férias!
Voltarei em breve!


Depois de um almoço delicioso, em casa do mano Edu (massada de peixe preparada por ele) na Marinha das Ondas, foi-nos proporcionado conhecer as "Termas da Azenha" (confesso que desconhecia por completo).
Localizam-se no vale da ribeira de Pranto, afluente da margem esquerda do rio Mondego. Junto da estrada municipal de Vinha da Rainha para Abrunheira, a 500 m da povoação de Pedrógão do Pranto, freguesia de Vinha da Rainha, Concelho de Soure.
São termas muito antigas, cujas águas ainda tem poderes curativos. Foram adquiridas por estrangeiros e as instalações restauradas.
Oferecem, a quem as procura a possibilidade de participar em cursos de azulejaria, passeios organizados ou livres na região, restaurante de cozinha holandesa, entre outras.
As paredes e muros dos espaços recuperados estão decorados com pequenos azulejos, seixos e espelhos.
Um pequeno paraíso, lugar muito tranquilo, ideal para descansar e recuperar forças e uma solução para umas férias saudáveis!

Registo da nossa visita...




Marinha das ondas é uma das 18 freguesias pertencentes ao Concelho da Figueira da Foz. Foi elevada a vila em 12 de Junho de 2009 e fica situada a cerca de 15 km da sede do concelho.
É uma vila com 3241 habitantes (2001), uma área de 28,97 km2 e uma densidade populacional de 119,9 hab./km2.

Localização da Marinha das Ondas



- Mana, vamos tomar café ao castelo de Montemor-o-Velho?

Às vezes são pequenos pretextos, como tomar um café, que nos levam a locais muito bonitos.
Revisitar um dos castelos mais bonitos de Portugal é sempre um prazer!

Alguns registos dessa visita...
O bonito jardim do castelo
Parte do interior do castelo
Vista (parcial) da Vila de Montemor-o-Velho a partir do castelo
Vista dos campos de arroz e da localidade de Quinhendros

Paul do Taipal (visto a partir do castelo)


Viajar numa época diferente da nossa é sempre algo fascinante.
Santa Maria da Feira foi, neste sábado, o local que nos permitiu "viajar" e "reviver os primeiros anos do reinado de D. Afonso IV".
Apesar desta "Viagem Medieval" já contar, incluindo esta, com 13 edições, foi a primeira vez que aqui nos deslocámos (eu, meu marido, mano Edu, minha cunhada e a sua mãe).

Evento, de extrema importância para a cidade, que, em termos turísticos, todos os anos, atrai milhares de visitantes, quer nacionais quer estrangeiros.

Viagem que nos fascinou e que recomendamos a todos!
Esperamos voltar na próxima edição!


Momentos dessa viagem...


video video


No passado dia 31 de Julho foi notícia, da SIC , a visita que os Reis de Espanha efectuaram à Madeira, a convite do Presidente da República, Cavaco Silva.

Um dos pontos visitados foi o Cabo Girão, daí a notícia me ter despertado atenção.

Cabo Girão - Câmara de Lobos ( imagem retirada da Internet)

« O Cabo Girão é considerado um dos promontórios mais altos da Europa, que Miguel Torga chamou de "gávea de pedra".

"Nesta gávea de pedra/ A navegar parados/ Perguntamos ao mar/ E aos pontos cardeais/ Se seremos gigantes encantados, Em homens naturais", escreveu o poeta português depois de visitar aquele ponto turístico, no concelho de Câmara de Lobos, na zona oeste da ilha da Madeira, elevado na vertical a cerca de 580 metros acima do nível do mar.

O Cabo Girão é tido ainda como o segundo mais alto do mundo, permite uma vista panorâmica fantástica e a sua altura tem sido aproveitada por alguns para a prática do parapente e outros desportos radicais, caso do paraquedista Mário Pardo que arriscou fazer dali um salto de mota.

Do miradouro pode ver-se "lá em baixo", uma pequena área de terras cultivadas, denominadas por "Fajãs do Cabo Girão", onde durante séculos era apenas possível chegar de barco, uma situação que mudou com a construção de um elevador que está a funcionar desde Agosto de 2003.

De acordo com os registos históricos da região, na origem do nome está o descobridor da ilha, João Gonçalves Zarco e seus companheiros, que utilizaram aquele alto rochedo como referencia para o fim do primeiro reconhecimento da costa marítima da Madeira (Cabo do giro). »

Fonte: http://dn.sapo.pt

Vista do alto do Cabo Girão para as Fajãs (imagem retirada da Internet)

Elevador do Cabo Girão (imagem retirada da Internet)



Saber mais:
"Cabo é uma saliência da linha de costa em direcção ao mar, como resultado de uma erosão diferencial mas também devido à acção das ondas e correntes marítimas. Ou ainda, trecho da costa que penetra em direcção ao oceano, terminando abruptamente em forma de escarpa".


Depois de um dia extremamente cansativo (pinturas cá em casa) ainda arranjei forças para me deslocar, com o marido, filho e nora, à feira Expofacic em Cantanhede.
Principal objectivo: assistir ao concerto da banda "Platinum ABBA" e do cantor João Pedro Pais e, naturalmente, visitar a feira.

Os Platinum ABBA formaram-se com o intuito de se tornarem a melhor banda de tributo aos ABBA em todo o Mundo.As coreografias originais dos ABBA, o alinhamento de musicas e todos os pormenores de recriação, deixam qualquer um rendido.

A actuação do grupo ...

João Pedro Pais é um cantor que muito aprecio, com música de muita qualidade e um dos grandes fenómenos da música portuguesa.

Um pequeno excerto da sua bonita actuação...

video


Quando regressávamos (eu e o meu marido) a casa, depois de uma deslocação às tradicionais festas de S. Tomé, ao olharmos para a placa indicativa da "Lagoa das Queridas", decidimos passar por lá.

Queridas é uma povoação adjacente aos Netos, faz parte da freguesia de Ferreira-a-Nova, concelho de Figueira da Foz, e é conhecida na região pela sua lagoa.
Noutros tempos chegou a ser usada como zona de pesca e as suas águas utilizadas para a rega dos campos de cultivo que a envolvem.
Nos últimos anos tinha sido colocada ao abandono, muito lixo era despejado nas suas águas.
A junta de freguesia de Ferreira-a-Nova recuperou-a, bem como toda a parte envolvente.
Os gansos e os patos podem ser vistos nas suas águas e ao redor encontra-se um parque de merendas.

Local muito bonito para ser visitado...