O Dia Europeu sem Carros assinalou hoje, 22 de Setembro, 10 anos. Teve a sua origem em França em 1988 e foi adoptado pela União Europeia em 2000. Serve a data para consciencializar as populações e decisores para as questões da moblidade e qualidade de vida urbana.



...vai ocorrer amanhã, dia 23 de Setembro às 04h e 09m e vai prolongar-se por 89,85 dias até ao próximo Solstício que vai ter lugar no dia 21 de Dezembro às 23h e 38m, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa.

Este dia vai marcar o início do Outono no Hemisfério Norte.
Imagem retirada da internet

Saber mais...

"Equinócio é o instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, corta o equador celeste. A palavra de origem latina significa "noite igual ao dia", pois nestas datas dia e noite têm igual duração". Fonte: Observatório Astronómico de Lisboa.



Acabaram as férias...há tanto tempo, mas deram para descansar e recarregar baterias para mais um ano lectivo....

Neste recomeço achei por bem deixar aqui este excerto do diário de Sebastião da Gama...


«O que eu quero principalmente é que vivam felizes».
Não lhes disse talvez essas palavras, mas foi isso o que eu quis dizer. No sumário, pus assim: «Conversa amena com os rapazes». E pedi, mais que tudo, uma coisa que eu costumo pedir aos meus alunos: lealdade. Lealdade para comigo e lealdade de cada um para cada outro. Lealdade que não se limita a enganar o professor ou o companheiro! Lealdade activa, que nos leva, por exemplo, a contar abertamente os nossos pontos fracos ou a rir só quando temos vontade (e então rir mesmo, porque não é lealdade deixar então de rir) ou a não ajudar falsamente o companheiro.
«Não sou, junto de vós, mais do que um camarada um bocadinho mais velho. Sei coisas que vocês não sabem, do mesmo modo que vocês sabem coisas que eu não sei ou já mês esqueci. Estou aqui para ensinar umas e aprender outras. Ensinar, não: falar delas. Aqui e no pátio e na rua e no vapor e no comboio e no jardim e onde quer que nos encontremos».
Não acabei sem lhes fazer notar que «a aula é nossa». Que a todos cabe o direito de falar, desde que fale um de cada vez e não corte a palavra ao que está com ela.

“Diário” – GAMA, Sebastião da
Páginas 25 e 26