"O dia 21 de dezembro é efetivamente o dia mais curto do ano, o Sol nasce às 7h51 e põe-se às 17h18 (hora de Lisboa). Mas o solstício de inverno só chega na madrugada de dia 22, às 4h48 (no continente), segundo o Observatório Astronómico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (OAL). Nesse momento marca-se o início do inverno, mas o frio chegou já esta segunda-feira, com as temperaturas mínimas a baixar, e vai prolongar-se durante a quadra natalícia."
Fonte: http://observador.pt/2015/12/21/hoje-dia-curto-do-ano-amanha-solsticio-inverno/




http://www.publico.pt/multimedia/infografia/dia-mundial-da-erradicacao-da-pobreza-174





… vai ocorrer dia 23 de setembro (4ª feira) às 09h20min e vai prolongar-se até ao próximo Solstício de inverno que vai ter lugar no dia 22 de dezembro às 04h48min, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa.
Este dia vai marcar o início do Outono no Hemisfério Norte.


Saber mais…
"Equinócio é o instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, corta o equador celeste. A palavra de origem latina significa "noite igual ao dia", pois nestas datas dia e noite têm igual duração". Fonte: Observatório Astronómico de Lisboa.  

 “Sobre a duração igual das noites no equinócio, na realidade, não é bem assim… Os equinócios estão definidos como o instante em que o ponto central do sol passa no equador e, por isso, o centro solar nasce no ponto cardeal Este e põe-se exatamente a Oeste, encontrando-se durante 12 horas acima do horizonte matemático em qualquer lugar da Terra nestes dias.
Contudo este facto não resulta numa duração do dia solar de 12 horas, pois a luz direta no chão surge quando o bordo superior do sol nasce, tal como desaparece no ocaso, e o sol tem um diâmetro aparente de 32′ (minutos de arco). Além disso há refração atmosférica: quando o bordo superior está no horizonte o centro do sol encontra-se ≈50′ abaixo do horizonte, mais do que o seu diâmetro.
Com estas condições físicas e devido ao movimento da translação terrestre, apenas no dia 26 de Setembro de 2015 haverá 12,00 horas com luz solar directa no solo. Nesse dia o disco solar nasce às 7h 28m e põe-se às 19h 28m em Lisboa, com apenas 10 segundos de desvio às 12h certas.”
Fonte: http://oal.ul.pt/equinocio-de-outono-2015/



Canal do Suez...


É uma grande verdade...



Para refletir...



Acompanhei uma amiga ao JI da Cova da Serpe...



Inicia-se no próximo domingo, 21 de junho, o verão no hemisfério norte, às 17h e 31 minutos. Esta estação vai prolongar-se até ao próximo equinócio, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa.