...tem a menor taxa de natalidade da União Europeia...
00:42 -
Post de GeoBlog -
0
comentários
Um ano após a inauguração da capela, realizou-se a singela festa, na localidade de Netos, em honra da Divina Misericórdia e Santa Filomena.
22:05 -
Post de GeoBlog -
2
comentários
Foto: José Adelino Ferrão
Foto: José Adelino FerrãoO vale glaciar do Zêzere, no concelho de Manteigas, em forma de "U", com uma extensão de 13 km e um dos maiores da Europa está entre os finalistas, na categoria Grandes Relevos, para eleger as Sete Maravilhas Naturais de Portugal.
22:24 -
Post de GeoBlog -
0
comentários


A 11 de Julho de cada ano comemora-se o "Dia Mundial da População". Este dia pretende assinalar a data de 1987 quando a população atingiu os 5 biliões de pessoas. Em 2006 chegou aos 6500 milhões de habitantes, em resultado de um crescimento global que não tem parado. Quatro vezes mais do que há cem anos atrás!
É nos países em desenvolvimento que vive a maior parte da população mundial e é aí que esta tem aumentado excessivamente. Contrariamente, nos países desenvolvidos a população está estabilizada.
Os países em desenvolvimento debatem-se com problemas de excesso de população jovem, pelo contrário os países desenvolvidos têm o problema do envelhecimento da população devido à diminuição da fecundidade e ao aumento da esperança média de vida.
Portugal não foge a este problema do envelhecimento da população e confirma-se a tendência para o duplo envelhecimento, segundo as projecções da população realizadas pelo INE, até ao ano 2050. Em 2050, a população com mais de 65 anos deverá representar 1/3 dos habitantes de Portugal.
O envelhecimento da população significa que no futuro haverá cada vez menos pessoas em idade de trabalhar e mais a viver de reformas. Com menos trabalhadores a descontar e mais pensionistas a receber, o sistema da segurança social não irá aguentar.
Cabe às autoridades governamentais tomar medidas para tentar ultrapassar esta situação através de políticas demográficas.
14:37 -
Post de GeoBlog -
0
comentários
...do turismo interno custou cerca de 3 milhões e destaca a diversidade de oferta.
"Descubra Portugal, um país que vale por mil" é o slogan desta campanha.
22:46 -
Post de GeoBlog -
0
comentários
"Um sismo de magnitude de 6,9 graus na escala de Richter abalou hoje as Ilhas Salomão, no Oceano Pacífico, sem registo de vítimas ou danos materiais, anunciou hoje o Instituto Geofísico Americano (USGS).
Apesar da forte intensidade do terramoto, não foi emitido qualquer alerta de risco de Tsunami.
O sismo ocorreu às 16h30 hora local (05h51 GMT), com o epicentro situado a 35 quilómetros de profundidade, a 40 quilómetros a noroeste da cidade de Kira Kira e a 224 quilómetros da capital, Honiara".
Apesar da forte intensidade do terramoto, não foi emitido qualquer alerta de risco de Tsunami.
O sismo ocorreu às 16h30 hora local (05h51 GMT), com o epicentro situado a 35 quilómetros de profundidade, a 40 quilómetros a noroeste da cidade de Kira Kira e a 224 quilómetros da capital, Honiara".
Fonte: http://aeiou.expresso.pt
Saber mais:
As Ilhas Salomão estão sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", área de grande atividade sísmica e vulcânica.
Imagem retirada da internet
21:14 -
Post de GeoBlog -
0
comentários


Em homenagem ao Verão, deixo aqui um bonito poema do colega José Amaral ...
O dia clareou.
o Sol brilha intensamente,
os pássaros chilreiam,
as crianças em brincadeiras animadas,
divertem-se.
Jogam à bola,
ao pião.
com o arco,
à apanhada,
à cabra-cega.
O Sol vai a pino,
o estio é cruel;
os raios de Sol
beijam-nos, viventes,
carinhosamente,
mas a canícula não perdoa.
É necessário procurar uma sombra,
uma cascata de água fresca.
Vem-me, então, à mente
o desejo de me deitar à sombra
de um amiero, à beira-rio,
a pescar.
Sem camisa,
em calções,
refrescar-me-ía
e…
bendiria
o Sol “abensuado”
deste Verão.
Alfim Verão.
como é belo o Verão.
In “Poder da Díctamo”, José Amaral
O dia clareou.
o Sol brilha intensamente,
os pássaros chilreiam,
as crianças em brincadeiras animadas,
divertem-se.
Jogam à bola,
ao pião.
com o arco,
à apanhada,
à cabra-cega.
O Sol vai a pino,
o estio é cruel;
os raios de Sol
beijam-nos, viventes,
carinhosamente,
mas a canícula não perdoa.
É necessário procurar uma sombra,
uma cascata de água fresca.
Vem-me, então, à mente
o desejo de me deitar à sombra
de um amiero, à beira-rio,
a pescar.
Sem camisa,
em calções,
refrescar-me-ía
e…
bendiria
o Sol “abensuado”
deste Verão.
Alfim Verão.
como é belo o Verão.
In “Poder da Díctamo”, José Amaral
20:31 -
Post de GeoBlog -
0
comentários
…ocorreu ontem, dia 21 de Junho às 12h e 28 m e vai prolongar-se por 94,51 dias até ao próximo Equinócio que ocorre no dia 24 de Setembro de 2010 às 0h e 38m, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa.
Este dia marcou o início do Verão no Hemisfério Norte.
Saber mais...
"A palavra de origem latina (Solstitium) está associada à ideia de que o Sol devia estar estacionário, ao atingir a sua mais alta ou mais baixa posição no céu.
Solstícios: pontos da eclíptica em que o Sol atinge as posições máxima e mínima de altura em relação ao equador, isto é, pontos em que a declinação do Sol atinge extremos: máxima no solstício de Verão e mínima no solstício de Inverno". Fonte: Observatório Astronómico de Lisboa.
20:45 -
Post de GeoBlog -
0
comentários
O grupo GNR criou um "hino" da adesão de Portugal à CEE.
Foi em 1977 que Portugal pediu formalmente a sua adesão às Comunidades Europeias.
Foto: http://ec.europa.eu/portugal
Há, precisamente, 25 anos, a 12 de Junho de 1985, no Mosteiro dos Jerónimos, foi assinado o tratado de adesão à Comunidade Económica Europeia.
Portugal passou a ser o 11º Estado-Membro da então CEE (actual União Europeia) e Espanha o 12º.
O grupo GNR criou um "hino" da adesão de Portugal à CEE.
Mais informação: http://www.eurocid.pt/pls/wsd/wsdwcot0.detalhe_area?p_cot_id=4812
23:29 -
Post de GeoBlog -
0
comentários
20:38 -
Post de GeoBlog -
0
comentários
No módulo:"Promover a Saúde: as doenças do nosso tempo", o CEF de Jardinagem, em Cidadania e Mundo Actual, elaborou alguns panfletos sobre a bulimia, anorexia, obesidade, higiene pessoal e dentária e tabagismo. O empenho na realização dos mesmos foi enorme e o resultado é o que aqui apresento.
-
-
Tarte Coco LoversHá 2 dias
-
-
-
Parle moi de mon enfanceHá 2 semanas
-
-
-
-
FIMHá 1 ano
-
-
-
-
-
-
Sempre bom ouvir...Há 4 anos
-
-
Coimbra 2011: um dia, uma vida!...Há 6 anos
-
Um Natal para todosHá 6 anos
-
Fui!Há 7 anos
-
-
Depende de nósHá 7 anos
-
-
Sessão de esclarecimentoHá 7 anos
-
-
Dia de São ValentimHá 7 anos
-
Alimentação saudávelHá 7 anos
-
O Panfleto...Há 8 anos
-
YÔHHH BacanosHá 8 anos
-
-
PARABÉNS PATRÍCIA E ANDRÉHá 8 anos
-
Dia da EscolaHá 9 anos
-
-
-
-
-
A derrotaHá 10 anos
-
-
Sete Maravilhas do Mundo ActualHá 11 anos
-
Formulários
Jornal da escola
Blogues
Sítios de interesse geográfico
Links
Apresentações Favoritas
Vídeos
Jogos
União Europeia
Theme by Function
© 2008 GeoBlog-GeoBlog Bloggerized by Falcon Hive.com






