A Colega Carla Marisa e os alunos do 9º B estão de parabéns!
Foi tudo feito com papel de jornal, pacotes de leite, plásticos, serapilheira, entre outros...
As imagens dizem tudo...



Parabéns ao Francisco e a todos os participantes! Adorei!










Depois de algum tempo de silêncio...

Mais uma vez a nossa Escola comemorou o Dia Internacional da Tolerância (16 de Novembro). Esta actividade foi dinamizada pelo grupo de Geografia em colaboração com o grupo de Educação Moral Religiosa e Católica, Professora Gina Antas e Delfina Veloso.

De facto, nunca é de mais sensibilizar para a tolerância e citando Kofi Annan: “Neste Dia Internacional da Tolerância, reafirmemos que a diversidade – de ideias, de convicções e de maneiras de agir - é um dom precioso e não uma ameaça e procuremos construir comunidades mais tolerantes, imbuídas desse ideal”.

Durante a semana de 11 a 20 de Novembro estiveram expostos no Polivalente um conjunto de trabalhos relativos ao tema, assim como, uma árvore da tolerância (construída pela professora Gina Antas e Delfina Veloso) que se encontrava colorida com mensagens de apelo ao respeito pela diferença.

Outra actividade, muito divertida, consistiu na elaboração da música da tolerância. A letra foi escrita pelo aluno Manuel Veloso, do 8º A, e a música pelo professor Marcos Alvim. A música foi cantada pelos alunos do 11ºB e do 9ºD na Biblioteca Escolar. Foi um momento de grande alegria, de convívio e partilha que esperamos repetir na Festa de Natal.

Adelaide Jesus e Carla Pimentel












O Verão iniciou-se hoje (sábado) às 00:59.

Esta estação, no Hemisfério Norte, tem início com o solstício de Verão, que acontece no dia 21 de Junho. No Hemisfério Sul, contrariamente, inicia-se o Inverno que ocorre também no dia 21 de Junho e coincide com o solstício de Inverno.

Mas o que é o Solstício? É o momento em que o Sol, durante o seu movimento anual aparente, atinge o seu maior afastamento em latitude, da linha do equador.







Depois de 18 países da UE terem ratificado o Tratado de Lisboa, embora o processo ainda não esteja concluído em todos, por via parlamentar, eis que cerca de um milhão de irlandeses lançam a união a 27 numa nova crise.
Após a Constituição Europeia, que foi rejeitada em França e na Holanda através de referendos, a quase totalidade dos países da UE resolveu não utilizar este método para ratificar o Tratado Reformador, temendo que o voto popular fizesse recuar novamente o projecto europeu.
No entanto, na Irlanda o referendo é obrigatório e todos os líderes da UE se empenharam em combater a tendência do "Não", que há muito vinha a ameaçar o documento assinado no ano passado na capital portuguesa.
Desta forma, tal como já afirmou o primeiro-ministro francês, François Fillon, "deixará de haver Tratado de Lisboa?" Ou será encontrada uma solução apesar do "Não" irlandês? O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, já veio afirmar que terá de ser feita uma avaliação, "desde logo com o governo irlandês", para analisar "quais são as opções que nos permitirão sair da situação de crise em que a Europa continuará mergulhada".
Jean-Pierre Jouyet, secretário de Estado francês dos Assuntos Europeus, acha necessário que "o processo de ratificação continue nos outros países", para que seja possível chegar a um "arranjo jurídico" entre a Irlanda e os outros 26 países membros da UE.
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, disse antes do referendo que Bruxelas "não tem um plano B" em caso de vitória do “não”, mas alguns partidários do Tratado de Lisboa defendem que a UE não deve ficar refém do chumbo por parte de um país que apenas representa cerca de 1% da população dos 27.
Já em 2001, quando foi referendado o alargamento a Leste, os irlandeses votaram "Não", mas a pressão de Bruxelas obrigou à repetição do referendo no ano seguinte.
Este não é um cenário totalmente posto de parte pela UE, tendo diversos analistas referido que, com algumas garantias adicionais e pequenas alterações ao Tratado, Dublin terá a possibilidade de repetir a consulta popular imposta constitucionalmente.
Em alternativa, os 26 poderão adoptar um mecanismo que lhes permita avançar com as reformas institucionais previstas no tratado sem a Irlanda, tal como defende Jean-Pierre Jouyet.


Fonte: http://quiosque.aeiou.pt


Desde 1972 que o dia 5 de Junho é totalmente dedicado ao Ambiente e o grupo de Geografia não poderia deixar de o comemorar com a finalidade de sensibilizar toda a comunidade escolar para a necessidade da sua protecção.

Com a colaboração dos alunos organizou uma exposição na Biblioteca da escola.



O "meu" Bolotinha foi criativo ....


No DIA MUNDIAL DO AMBIENTE brinquei
Brinquei com as plantas meigas
Meigas de um magnífico jardim
Jardim de grandes e belas árvores
Árvores do meu coração
Coração de Ambientalista
Ambientalista que tem deveres
Deveres que o mandam proteger
Proteger o Ambiente
Ambiente, casa dos animais
Animais sensíveis e belos
Belos como a nossa Terra
Terra minha… meu Planeta
Planeta do meu coração!
Coração que bate forte
Forte e belo como tu,
Tu és bela como a Terra
Terra do meu coração
Coração da Terra é o ambiente
AMBIENTE…Ambiente…AMBIENTE
ÚLTIMA ESPERANÇA



Dia Mundial do Ambiente …. Dia Mundial do Ambiente?!...
Que estranho... nunca ouvi falar!...
Então não és ambientalista!
Ambientalista?... o que é isso?
É cuidar do ambiente e saber tudo a seu respeito
E o ambiente tem respeito?Sim, claro que tem.
E se não tivesse já não existia.
E nós existíamos?
Não. Morríamos lentamente!
A sério? A sério?!
Sim. Sem o Ambiente não somos nada!
Ambiente é vida…energia…sonho!
Sem nada que te alimente
Deixas morrer a vida…acaba-se o sonho
Ainda dormes descansado?
Lança o alerta…não adormeças!
Queres que eu grite?
Sim. Não te deixes silenciar…
Vou gritar bem alto:
Acudam…querem matar o Ambiente!...



Para o AMBIENTE proteger é preciso…
Pensa …pensa rápido…
É preciso reciclar
Reutilizar e a água poupar…!
Se poluirmos o ambiente
Toneladas de lixo, gases, poeiras
O mundo, a vida acabará por se extinguir!
Quer começar a ajudar?
Reciclar é a palavra de ordem
Assim já está a ajudar!
Se todos reciclássemos nada disto acontecia!
Viveríamos num planeta lindo!
Se nos queres ajudar ...ajudar mesmo…
No dia 5 de Junho começa a RECICLAR!
Juntos por um mundo Melhor!!!

No nosso dia-a-dia
No trabalho, na praia, no cinema
Toda a gente polui o AMBIENTE
E não o sabe preservar!

Com os esgotos devemos ter cuidado!!!
Pois as nossas águas poluímos,
SE O AMBIENTE QUEREMOS MELHORAR
Temos que reutilizar
Tudo o que podermos…!

No nosso dia-a- dia
Toda a gente polui o AMBIENTE
E não o sabe preservar!!!

No dia 5 de JUNHO começa a reciclar!!!
E a reutilizar…


Manuel António Veloso- 7º A








O Dia da Europa, 9 de Maio, foi assinalado na Escola ES/3 D. Egas Moniz pelos professores de Geografia. Foi neste dia do ano de 1950 que Robert Schumann, ministro dos negócios estrangeiros francês, propôs criar uma relação forte entre a França e a Alemanha e reunir, em seu torno, todos os países livres da Europa, a fim de construir, conjuntamente, uma comunidade com um destino comum.

Para dar a conhecer os 27 países que constituem a União Europeia foi realizada uma exposição na biblioteca e no polivalente da escola, com trabalhos realizados pelos alunos, com a finalidade de despertar toda a comunidade escolar para a importância de desenvolver uma cidadania europeia activa, respeitadora da diversidade cultural e baseada em valores comuns na União Europeia. Recorde-se que a Comissão Europeia proclamou o ano de 2008 como o Ano Europeu do Diálogo Intercultural, com o objectivo de favorecer o diálogo entre todas as cult uras e todas as pessoas que vivem no território da União Europeia.

A visita à exposição

Alguns dos cartazes elaborados pelos alunos

A ajuda preciosa do Carlos...

Primeiro o trabalho...depois a pausa para a foto...


A montagem...
A preparação...




Desde 1983 que a União Europeia procura, todos os anos, sensibilizar e chamar a atenção dos cidadãos europeus e dos governos nacionais para um tema de acção. 2008 foi escolhido, pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da UE, como Ano Europeu do Diálogo Intercultural (AEDI).
No lema da UE ‘Unidos na diversidade’estão espelhadas todas as nossas diferenças e semelhanças enquanto cidadãos de um espaço comum, com histórias partilhadas e identidades dinâmicas em constante mutação, enriquecidas pelo constante diálogo com os que nos procuram nos nossos países e com aqueles com quem nos cruzamos lá fora.
O Ano do Diálogo Intercultural é um convite feito a todos a fim de participarem activamente nos eventos propostos pelo país e pela Europa, a fim de nos consciencializarmos, racional e emocionalmente, que o diálogo intercultural é uma forma de apaziguarmos os nossos receios face ao desconhecido e de tecermos redes para nos aproximarmos no respeito e na aceitação mútua.
Neste âmbito o lema escolhido para o Ano foi ‘Juntos na Diversidade’.

Fonte: Centro de Informação Europeia Jacques Delors







Uma das grandes riquezas da humanidade é a sua heterogeneidade. Os povos devem mostrar uma compreensão recíproca pelos vários elementos culturais existentes nas diferentes sociedades.
Porém, nem sempre as culturas se respeitam umas às outras. Certos indivíduos ou povos acham que a sua maneira de abordar os assuntos, ou de pensar, é a melhor e a mais acertada, pelo que consideram a sua cultura como superior. Todos os outros que não pensam ou agem como eles são considerados menos perfeitos, sendo rotulada a sua cultura de inferior.
Nos últimos anos, em alguns países europeus, certos grupos políticos acusam os imigrantes de serem responsáveis pelo aumento de desemprego e insegurança no país, acusações muitas vezes infundadas, já que a maioria dos imigrantes trabalha em actividades que os naturais do país rejeitam. A esta forma de ódio aos estrangeiros chama-se xenofobia.
O racismo é uma forma de preconceito que se baseia nas diferenças físicas da humanidade. As atitudes racistas tiveram grande expressão na época colonial, mas ainda hoje existem muitos exemplos de grupos que perseguem e discriminam outros, unicamente por questões de raça. A África do Sul foi um dos países onde se fez sentir mais a discriminação racial até à década passada.



Durante o regime do “apartheid” na África do Sul até as praias eram divididas para brancos e negros





In: Geodiversidade - Didáctica Editora



A Eslovénia substituiu, este terça-feira, Portugal na Presidência semestral rotativa da União Europeia, seis meses que deverão ser dominados pela provável declaração de independência do Kosovo face à Sérvia. O primeiro-ministro esloveno, Janez Jansa, já anunciou que a estabilização dos Balcãs é a prioridade deste país durante o semestre em que vai assumir a presidência europeia, naquela que é a primeira liderança europeia de um país ex-comunista. Apesar de ser um país pequeno e de apenas ter aderido à União Europeia em 2004, a Eslovénia poderá estar em boa situação para mediar a questão do Kosovo, já que fez parte, junto com a Sérvia e Kosovo, da Jugoslávia. O ministro esloveno dos Negócios Estrangeiros, já reconheceu que o seu país vai ter uma tarefa complicada na mediação entre os seus “amigos” kosovares e sérvios, trabalhando ao mesmo tempo para manter a União Europeia coesa. Dimitrij Rupel também já se expressou sobre outras das preocupações eslovenas durante os seis meses da sua presidência, o acompanhamento do processo de ratificação do Tratado de Lisboa, admitindo que o caso «mais complicado» será o da Irlanda, que, por via da sua constituição, é obrigada a fazer um referendo para ratificar este documento.
A partir desta terça-feira, Chipre e Malta aderem à Zona Euro, aumentando para 15 o número de países que utilizam a moeda única europeia, nove apenas a pós a criação desta unidade monetária. Com estes dois países, que são as duas mais pequenas economias da UE e que no seu conjunto têm 1,2 milhões de habitantes, o número de habitantes que passa a utilizar o Euro como sua moeda oficial é agora de 320 milhões.
As notas e moedas de euro começaram a circular em 2002, tendo Portugal sido um dos países fundadores do Euro. Em 2001, a Grécia aderiu ao Euro, uma adesão que apenas foi concretizada pela Eslovénia seis anos depois.
In TSF Online