Um dos impactos ambientais da actividade humana é a destruição da camada de ozono. Foi precisamente isso que foi abordado nas aulas do 9º ano.

Na estratosfera, o ozono actua como um filtro das radiações ultravioleta (UV) emitidas pelo Sol, evitando que a maioria atinja a Terra. Porém, a espessura da camada de ozono começou a diminuir, principalmente devido à emissão de clorofluorcarbonetos (CFC - estão presentes, por exemplo, nos extintores de incêndios, no ar condicionado, na refrigeração, nos aerossóis, entre outros.) para a atmosfera.

Como se processa a sua destruição?

Apresento o texto intitulado - Ó “Zono” sentes-te bem? - que explica de uma forma muito simples como se processa essa destruição.
“Pssss... e pronto, lá vão eles, os clorofluorcarbonetos, mais conhecidos por CFC. Depois de vários meses de aperto naquelas latas, a alegria é imensa e a ânsia de liberdade indescritível...Mas, na sua ascensão até à Estratosfera encontram os raios ultravioletas, que têm o sádico prazer de separar os três amigos (o Cloro, o Flúor e o Carbono). O Cloro, talvez o mais extrovertido, rapidamente procura novas amizades entre as mais ingénuas moléculas da Estratosfera, entre as quais se encontram as de Ozono. Cada molécula de ozono é constituída por um grupinho simpático de três átomos de Oxigénio que levam o seu trabalho muito a sério, impedir o acesso dos tais raios ultravioletas ao nosso planeta. Há milhões de anos que o fazem com brio e sucesso, ou não continuaria a existir vida na Terra. Ora bem, como dizíamos, o menino Cloro, talvez sob a influência dos maus conselhos dos raios ultravioletas, que o afastaram dos seus companheiros, entretém-se a romper as moléculas do Ozono. E fá-lo com tal avidez, que um só Cloro afasta mais de cem mil moléculas de Ozono durante os vários anos que lá anda”.
Fonte: Notícias Magazine

É Sobre a Antárctida que a espessura da camada de ozono é menor, porquê?
  • Durante o Inverno, as temperaturas muito baixas originam nuvens polares estratosféricas, com cristais de gelo contendo cloro;
  • A destruição do ozono inicia-se quando o Sol reaparece sobre a Antárctida, pois a radiação UV faz com que o cloro se liberte dos cristais de gelo e actue sobre o ozono.


Foi colocado em 00:12 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

1 comentários:

    jessica disse...

    adorei!!!

  1. ... on 22 de abril de 2009 às 18:20