Mais uma vez a tradição se repetiu em Ferreira-a-Nova, concelho de Figueira da Foz!
No dia 25 de Julho a população juntou-se para comemorar o seu Santo Padroeiro, S. Tomé, numa festa de raízes populares e com tradições seculares!
Neste dia deslocam-se muitas pessoas para assisitir à festa religiosa (missa em honra de S. Tomé, seguida da benção dos animais), cumprir promessas, ver o desfile dos carros de bois (enfeitados como era tradição) entre outras animações!
Deixo aqui alguns registos...



São estes aspectos da nossa cultura manifestados através destas tradições festivas que se verificam aqui e noutros pontos do país que nos tornam únicos no Mundo.

Ferreira-a-Nova é uma das 18 freguesias pertencentes ao concelho de Figueira da Foz.

Fazem parte da freguesia as seguintes localidades: Azenha Nova, Porto Carvalho, Três Azenhas, Ferreira-a-Nova, Porto de Lamas, Casal da Areia, Canosa, Zangas, Tromelgo, Coentros, Netos, Queridas, Fontinhas e Barreiras.


O dia 20 foi uma "espécie" de aventura minha e da Carla! Fomos participar num jantar em Poutena, seguimos todas (?) as orientações do anfitrião, mas a nossa desorientação foi tal que o Carlos teve que vir em nosso socorro!!!
Que delícia de jantar e que noite bem passada!
Tivemos a oportunidade de rever alguns dos nossos professores da Faculdade, também presentes, e reviver alguns momentos...
Alguns registos...

Esperamos repetir para o próximo ano!
Onde se localiza Poutena?
É uma localidade que pertence à Freguesia de Vilarinho do Bairro, Concelho de Anadia e Distrito de Aveiro!
Num país tão pequeno é incrível como, às vezes, não conhecemos locais que, ainda por cima, ficam tão próximos de nós!


...no passado domingo, dia 19 de Julho, esteve em festa com a inauguração da sua Capela! Passaram 4 anos, recheados de alguma polémica, desde o início da sua construção até à inauguração.
O lugar de NETOS passa, assim, a ter um espaço de culto onde pode realizar as várias cerimónias religiosas e , talvez, retomar as festas em honra de Santa Filomena, que se festejavam em Agosto.
O projecto de arquitectura foi elaborado pelo arquitecto figueirense Pedro Maurício Borges que, segundo ele, se inspirou nas típicas "alminhas" à beira da estrada, a forma tem a ver com o facto da capela se encontrar numa bifurcação rodoviária.
Muitos populares se juntaram a esta cerimónia, sob um sol abrasador, que contou com a presença do nosso padre Alberto e do Monsenhor Manuel Leal Pedrosa, vigário-geral da Diocese de Coimbra, que abençoou a capela.
Esteve presente o Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Duarte Silva, o Presidente da Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova, Euclides Frade, entre outras personalidades.

Alguns dos momentos desta inauguração...

Qual a razão deste Post? Pois é...NETOS é a minha querida aldeia...

Onde se localiza?
A povoação de NETOS pertence à Freguesia de FERREIRA-A-NOVA, concelho de FIGUEIRA DA FOZ, o qual se localiza no Centro Litoral de Portugal, mais precisamente, na Sub-região do Baixo Mondego.

É o lugar mais densamente povoado da freguesia, com mais de 700 habitantes.

A actividade económica outrora predominante era a agricultura, actualmente poucas pessoas trabalham a terra a tempo inteiro. Associada a esta actividade há a criação de gado bovino, para a produção de leite. Assim, a maior parte da população trabalha no sector secundário e terciário e desloca-se diariamente para os seus empregos localizados na Figueira da Foz e Concelhos vizinhos.

Contava o meu avô QUERIDO que o nome da nossa aldeia estava relacionado com o facto de existir dois casais que resolveram casar os filhos. Após o casamento foram morar para um local ainda sem nome e aí nasceram os filhos. Os avós quando os íam visitar costumavam dizer " vamos aos netos", estas visitas eram constantes e sempre com a mesma frase, até que esse local passou a chamar-se NETOS. Mais tarde mais casas se construíram e a povoação foi crescendo.

Não sei se esta "história" tem algum fundamento de verdade, mas era contada muitas vezes...


Ao passar pelo youtube encontrei este bonito poema de Neimar de Barros que Vitor de Sousa interpreta de uma forma maravilhosa!
É uma triste realidade dos nossos tempos!



Adorei!


Interessante gráfico animado sobre a cimeira do G8, a decorrer em L'Aquila (Itália).
(Fonte: expresso.pt)