...no passado domingo, dia 19 de Julho, esteve em festa com a inauguração da sua Capela! Passaram 4 anos, recheados de alguma polémica, desde o início da sua construção até à inauguração.
O lugar de NETOS passa, assim, a ter um espaço de culto onde pode realizar as várias cerimónias religiosas e , talvez, retomar as festas em honra de Santa Filomena, que se festejavam em Agosto.
O projecto de arquitectura foi elaborado pelo arquitecto figueirense Pedro Maurício Borges que, segundo ele, se inspirou nas típicas "alminhas" à beira da estrada, a forma tem a ver com o facto da capela se encontrar numa bifurcação rodoviária.
Muitos populares se juntaram a esta cerimónia, sob um sol abrasador, que contou com a presença do nosso padre Alberto e do Monsenhor Manuel Leal Pedrosa, vigário-geral da Diocese de Coimbra, que abençoou a capela.
Esteve presente o Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Duarte Silva, o Presidente da Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova, Euclides Frade, entre outras personalidades.
Alguns dos momentos desta inauguração...
Qual a razão deste Post? Pois é...NETOS é a minha querida aldeia...
Qual a razão deste Post? Pois é...NETOS é a minha querida aldeia...
Onde se localiza?
A povoação de NETOS pertence à Freguesia de FERREIRA-A-NOVA, concelho de FIGUEIRA DA FOZ, o qual se localiza no Centro Litoral de Portugal, mais precisamente, na Sub-região do Baixo Mondego.É o lugar mais densamente povoado da freguesia, com mais de 700 habitantes.
A actividade económica outrora predominante era a agricultura, actualmente poucas pessoas trabalham a terra a tempo inteiro. Associada a esta actividade há a criação de gado bovino, para a produção de leite. Assim, a maior parte da população trabalha no sector secundário e terciário e desloca-se diariamente para os seus empregos localizados na Figueira da Foz e Concelhos vizinhos.
Contava o meu avô QUERIDO que o nome da nossa aldeia estava relacionado com o facto de existir dois casais que resolveram casar os filhos. Após o casamento foram morar para um local ainda sem nome e aí nasceram os filhos. Os avós quando os íam visitar costumavam dizer " vamos aos netos", estas visitas eram constantes e sempre com a mesma frase, até que esse local passou a chamar-se NETOS. Mais tarde mais casas se construíram e a povoação foi crescendo.
Não sei se esta "história" tem algum fundamento de verdade, mas era contada muitas vezes...
2 comentários:
Aldeão na Metrópole disse...
A minha bela Aldeia :D Saudades...
Carla Pimentel disse...
Foi interessante este "passeio" pela tua aldeia... e "assistir" à inauguração da capela (com uma arquitectura peculiar). Beijinhos