...no passado domingo, dia 19 de Julho, esteve em festa com a inauguração da sua Capela! Passaram 4 anos, recheados de alguma polémica, desde o início da sua construção até à inauguração.
O lugar de NETOS passa, assim, a ter um espaço de culto onde pode realizar as várias cerimónias religiosas e , talvez, retomar as festas em honra de Santa Filomena, que se festejavam em Agosto.
O projecto de arquitectura foi elaborado pelo arquitecto figueirense Pedro Maurício Borges que, segundo ele, se inspirou nas típicas "alminhas" à beira da estrada, a forma tem a ver com o facto da capela se encontrar numa bifurcação rodoviária.
Muitos populares se juntaram a esta cerimónia, sob um sol abrasador, que contou com a presença do nosso padre Alberto e do Monsenhor Manuel Leal Pedrosa, vigário-geral da Diocese de Coimbra, que abençoou a capela.
Esteve presente o Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Duarte Silva, o Presidente da Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova, Euclides Frade, entre outras personalidades.

Alguns dos momentos desta inauguração...

Qual a razão deste Post? Pois é...NETOS é a minha querida aldeia...

Onde se localiza?
A povoação de NETOS pertence à Freguesia de FERREIRA-A-NOVA, concelho de FIGUEIRA DA FOZ, o qual se localiza no Centro Litoral de Portugal, mais precisamente, na Sub-região do Baixo Mondego.

É o lugar mais densamente povoado da freguesia, com mais de 700 habitantes.

A actividade económica outrora predominante era a agricultura, actualmente poucas pessoas trabalham a terra a tempo inteiro. Associada a esta actividade há a criação de gado bovino, para a produção de leite. Assim, a maior parte da população trabalha no sector secundário e terciário e desloca-se diariamente para os seus empregos localizados na Figueira da Foz e Concelhos vizinhos.

Contava o meu avô QUERIDO que o nome da nossa aldeia estava relacionado com o facto de existir dois casais que resolveram casar os filhos. Após o casamento foram morar para um local ainda sem nome e aí nasceram os filhos. Os avós quando os íam visitar costumavam dizer " vamos aos netos", estas visitas eram constantes e sempre com a mesma frase, até que esse local passou a chamar-se NETOS. Mais tarde mais casas se construíram e a povoação foi crescendo.

Não sei se esta "história" tem algum fundamento de verdade, mas era contada muitas vezes...


Foi colocado em 00:38 and is filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

2 comentários:

    Aldeão na Metrópole disse...

    A minha bela Aldeia :D Saudades...

  1. ... on 27 de julho de 2009 às 12:03  
  2. Carla Pimentel disse...

    Foi interessante este "passeio" pela tua aldeia... e "assistir" à inauguração da capela (com uma arquitectura peculiar). Beijinhos

  3. ... on 27 de julho de 2009 às 23:36