A Expofacic realizou-se pela primeira vez em 1991, já lá vão 20 anos!
Esta feira realiza-se no recinto do Parque Expo-Desportivo de S. Mateus em Cantanhede.


Cantanhede é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito de Coimbra, à região Centro e à sub-região do Baixo Mondego.

Do vastíssimo programa constava a actuação do grupo "The Australian Pink Floyd". Como gosto, lá fomos nós no dia 27 de Julho, 3ª feira, assistir a este magnífico espectáculo que nos ofereceu um fantástico regresso ao passado...
Aqui fica o registo...





Imagem retirada da internet

...tem a menor taxa de natalidade da União Europeia...


Um ano após a inauguração da capela, realizou-se a singela festa, na localidade de Netos, em honra da Divina Misericórdia e Santa Filomena.







Foto: José Adelino Ferrão
O vale glaciar do Zêzere, no concelho de Manteigas, em forma de "U", com uma extensão de 13 km e um dos maiores da Europa está entre os finalistas, na categoria Grandes Relevos, para eleger as Sete Maravilhas Naturais de Portugal.



...pelo miminho!




A 11 de Julho de cada ano comemora-se o "Dia Mundial da População". Este dia pretende assinalar a data de 1987 quando a população atingiu os 5 biliões de pessoas. Em 2006 chegou aos 6500 milhões de habitantes, em resultado de um crescimento global que não tem parado. Quatro vezes mais do que há cem anos atrás!

É nos países em desenvolvimento que vive a maior parte da população mundial e é aí que esta tem aumentado excessivamente. Contrariamente, nos países desenvolvidos a população está estabilizada.

Os países em desenvolvimento debatem-se com problemas de excesso de população jovem, pelo contrário os países desenvolvidos têm o problema do envelhecimento da população devido à diminuição da fecundidade e ao aumento da esperança média de vida.

Portugal não foge a este problema do envelhecimento da população e confirma-se a tendência para o duplo envelhecimento, segundo as projecções da população realizadas pelo INE, até ao ano 2050. Em 2050, a população com mais de 65 anos deverá representar 1/3 dos habitantes de Portugal.

O envelhecimento da população significa que no futuro haverá cada vez menos pessoas em idade de trabalhar e mais a viver de reformas. Com menos trabalhadores a descontar e mais pensionistas a receber, o sistema da segurança social não irá aguentar.

Cabe às autoridades governamentais tomar medidas para tentar ultrapassar esta situação através de políticas demográficas.