Iniciou-se hoje, cerca da 11:45 horas, a Primavera.





É o dia do equinócio de Março ou Primavera. Equinócio é uma palavra de origem latina (aequinoctium), e significa “noite igual ao dia", e refere-se ao momento do ano em que a duração do dia é igual à da noite sobre toda a Terra.

Iluminação da Terra pelo Sol no momento do equinócio.


As datas dos equinócios variam de um ano para outro devido aos anos bissextos, que foram criados para corrigir o fato de um ano não ter a duração exacta de 365 dias.

A Primavera vai prolongar-se até ao próximo Solstício, que ocorre no dia 21 de Junho.


Além de começar a Primavera, hoje também se celebra a relação existente entre o Sol e a Terra designada como o "Dia do Sol-Terra.

















(Imagem: http://sunearth.gsfc.nasa.gov)





Outro dos impactos ambientais da actividade humana é a formação das chuvas ácidas.

Como se formam?

O consumo de combustíveis fósseis origina a emissão de gases como o dióxido de enxofre e o óxido de azoto. Na atmosfera, esses gases reagem com o vapor de água e transformam-se, respectivamente, em ácido sulfúrico e ácido nítrico, que, dissolvidos na água da chuva, formam as chuvas ácidas.

As principais consequências são:

  • acidificação de solos, lagos e rios e, consequentemente, aumento da erosão dos solos;
  • corrosão de estátuas, monumentos e edifícios;
  • Destruição de florestas;
  • Nos seres humanos, problemas respiratórios e pulmonares.


Um dos impactos ambientais da actividade humana é a destruição da camada de ozono. Foi precisamente isso que foi abordado nas aulas do 9º ano.

Na estratosfera, o ozono actua como um filtro das radiações ultravioleta (UV) emitidas pelo Sol, evitando que a maioria atinja a Terra. Porém, a espessura da camada de ozono começou a diminuir, principalmente devido à emissão de clorofluorcarbonetos (CFC - estão presentes, por exemplo, nos extintores de incêndios, no ar condicionado, na refrigeração, nos aerossóis, entre outros.) para a atmosfera.

Como se processa a sua destruição?

Apresento o texto intitulado - Ó “Zono” sentes-te bem? - que explica de uma forma muito simples como se processa essa destruição.
“Pssss... e pronto, lá vão eles, os clorofluorcarbonetos, mais conhecidos por CFC. Depois de vários meses de aperto naquelas latas, a alegria é imensa e a ânsia de liberdade indescritível...Mas, na sua ascensão até à Estratosfera encontram os raios ultravioletas, que têm o sádico prazer de separar os três amigos (o Cloro, o Flúor e o Carbono). O Cloro, talvez o mais extrovertido, rapidamente procura novas amizades entre as mais ingénuas moléculas da Estratosfera, entre as quais se encontram as de Ozono. Cada molécula de ozono é constituída por um grupinho simpático de três átomos de Oxigénio que levam o seu trabalho muito a sério, impedir o acesso dos tais raios ultravioletas ao nosso planeta. Há milhões de anos que o fazem com brio e sucesso, ou não continuaria a existir vida na Terra. Ora bem, como dizíamos, o menino Cloro, talvez sob a influência dos maus conselhos dos raios ultravioletas, que o afastaram dos seus companheiros, entretém-se a romper as moléculas do Ozono. E fá-lo com tal avidez, que um só Cloro afasta mais de cem mil moléculas de Ozono durante os vários anos que lá anda”.
Fonte: Notícias Magazine

É Sobre a Antárctida que a espessura da camada de ozono é menor, porquê?
  • Durante o Inverno, as temperaturas muito baixas originam nuvens polares estratosféricas, com cristais de gelo contendo cloro;
  • A destruição do ozono inicia-se quando o Sol reaparece sobre a Antárctida, pois a radiação UV faz com que o cloro se liberte dos cristais de gelo e actue sobre o ozono.




Como motivação para o tema que hoje inicamos a Adriana, na aula, leu o seguinte poema:

Esta é a cidade, é bela.
É formigueiro que se agita,
se esgueira, treme e crepita,
ziguezagueia e flutua.
Aperfeiçoa a focagem,
olho imagem por imagem.
Numa comoção crescente.
Enchem-se-me os olhos de água.
Tanto sonho! Tanta gente!
São automóveis, lambretas,
motos, vespas, bicicletas,
carros, carrinhas, carretas,
sempre mais gente
num tumulto permanente,
que não cansa nem descansa,
num rio que no mar se lança
em caudalosa corrente.
Tanto sonho! Tanta esperança!
Tanta mágoa! Tanta gente!

Fonte: António Gedeão - Poesias Completas



Apresentação que foca os contrastes na educação, na protecção social, no estatuto da mulher e da criança.


Apresentação em PowerPoint


A ALIMENTAÇÃO e a SAÚDE
A alimentação é um aspecto cultural identificador de um povo. A disponibilidade de alimentos determinada com actividades como a pesca, a agricultura, a pecuária tem uma grande influência no grau de desenvolvimento.
É uma necessidade básica que, infelizmente, ainda não está assegurada para cerca de 800 milhões de pessoas. A fome e subnutrição afecta principalmente mulheres e crianças e tem maior incidência nos Países Em Desenvolvimento, sobretudo nos da África Subsariana com maior crescimento demográfico e mais afectados pela pobreza, por conflitos armados e/ou por condições agrícolas adversas.

Pelo contrário, os Países Desenvolvidos debatem-se com problemas completamente diferentes. A abundância de alimentos conduz ao desperdício e a doenças como a OBESIDADE.


Ao nível da saúde e da assistência médica os contrastes também são enormes. Os escassos recursos financeiros e a falta de pessoal médico e de enfermagem, nos Países em Desenvolvimento, torna os cuidados de saúde muito insuficientes, quer em quantidade quer em qualidade.



A Colega Carla Marisa e os alunos do 9º B estão de parabéns!
Foi tudo feito com papel de jornal, pacotes de leite, plásticos, serapilheira, entre outros...
As imagens dizem tudo...



Parabéns ao Francisco e a todos os participantes! Adorei!