Actividade que eu e a Carla iniciamos no mês de Fevereiro e tem como principal objectivo desenvolver o gosto pela Geografia. Todos os meses é elaborada uma questão que os alunos poderão responder de forma voluntária. As olimpíadas obedecem ao seguinte regulamento:

Disposições gerais:

1 – A QUESTÃO DO MÊS é um concurso de resolução de questões geográficas dirigidas aos alunos do 3º Ciclo e Secundário desta escola.

2 – A QUESTÃO DO MÊS visa essencialmente desenvolver o gosto pela Geografia.

3 – Realiza-se mensalmente disputado em duas categorias: 3º Ciclo e Secundário.

4 - A resolução da questão é individual e tem de obedecer às seguintes regras:

A . A questão tem de ser resolvida numa folha A5 ou A4.

B. Deve ser explicitado como se chegou à resposta e que bibliografia foi consultada. Na explicação podem ser utilizados esquemas.

C. A folha tem de estar devidamente identificada com o nome, o número, a turma e o ano de escolaridade.

NOTA: As resoluções que não obedecerem às regras pré-estabelecidas serão desqualificadas.

5 – Está na Biblioteca uma caixa para recolha das questões resolvidas.

6 – A resolução de cada questão será afixada no mês seguinte ao término do prazo de resolução juntamente com a lista dos alunos que o resolveram correctamente e estará disponível no Blog da Biblioteca.

7 – No final do ano lectivo haverá um prémio, em cada categoria, para o aluno com mais resoluções correctas.

A questão do Mês de Fevereiro foi a seguinte:

3º CICLO:

Quais os movimentos que a Terra Executa?

Para responderes correctamente, deverás:

- referir em que consiste o movimento de rotação e translação da Terra;

- referir a duração de cada movimento;

- referir as consequências destes movimentos;

- elaborar um esquema (desenho) sobre o movimento de translação (identificar os equinócios e os solstícios).

SECUNDÁRIO:

O que é o mar de Aral?

Para responderes correctamente deverás:

- referir o que é o mar de Aral;

- referir em que continente se localiza, entre que países e quais as coordenadas geográficas;

- referir as causas do seu desaparecimento.

Os alunos que apresentaram a resolução correcta e bem explicada foram:

Alexandra Melo (7ºC)

Manuel Veloso (8º A)

Diana Coelho (8º D)

Márcio Alves (9º D)

Anita Assembleia (10º B)

A questão do Mês de Março foi a seguinte:

3º CICLO:

Qual é a localização?

Para responderes correctamente deverás:

- identificar o continente a que corresponde cada país e a respectiva capital:

Etiópia; Moldávia; Nova Zelândia; Equador; Cazaquistão; Eslováquia; Papua Nova-Guiné; Bolívia; Moçambique; Mongólia; Turcomenistão; Uganda; Vanuatu; Bielorrússia; Guatemala; Nicarágua; Bósnia-Herzegovina; Ilhas Salomão; Butão; Madagáscar.


SECUNDÁRIO:

Como se caracterizam os climas?

Para responderes correctamente deverás:

- caracterizar o clima temperado mediterrâneo e continental atendendo aos seguintes aspectos:

- Temperatura (variação ao longo do ano e amplitude térmica);

- Precipitação (variação ao longo do ano e identificação de meses secos).


Os alunos que apresentaram a resolução correcta e bem explicada foram:

Manuel Veloso (8º A)

Márcio Alves (9º D)


A questão do Mês de Abril é a seguinte:
3º CICLO:

Qual é a localização?

Para responderes correctamente deverás:

- identificar o continente a que corresponde cada país e a respectiva capital:

Eritreia; Eslovénia; Palau; Colômbia; Mali; Bulgária; Austrália; Honduras; Congo; Myanmar; Camboja; Angola; Kiribati; Macedónia; Uruguai; Costa Rica; Islândia; Ilhas Fidji; Brunei; Nepal


SECUNDÁRIO: mantém-se a questão do mês de Março.

Não se esqueçam de participar!



O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) lançou uma campanha mundial para a plantação de árvores, incentivando empresas, organizações governamentais e da sociedade civil, comunidades e pessoas individuais a fazerem um compromisso online. Esse compromisso tem como objectivo plantar, pelo menos, mil milhões de árvores em todo o Mundo em cada ano.



Hoje, na aula do 9º ano, falamos sobre a desflorestação. Os alunos apontaram várias causas que têm contribuído para este problema, referiram, em primeiro lugar, os incêndios, depois, através de alguma orientação, mencionaram a exploração comercial da madeira para fins comerciais, a construção de vias de comunicação, a necessidade do alargamento de espaço para áreas de cultivo e de criação de gado, a ocorrência de chuvas ácidas, entre outras.

Ficaram a saber que as florestas desempenham um papel importante, tanto em termos ecológicos como económicos e sociais e a acção do ser humano sobre estas pode originar graves consequências no equilíbrio da Terra. Assim, a desflorestação pode contribuir para o aquecimento global do Planeta, pois a destruição das árvores faz com que estas deixem de absorver dióxido de carbono, contribuindo para o aumento do efeito de estufa. Por outro lado, provoca o desaparecimento de determinados ecossistemas e habitats e a erosão dos solos. A cobertura vegetal destruída pode, ainda, facilitar as inundações.

Posteriormente analisou-se o caso particular da desflorestação da Amazónia.

A floresta da Amazónia constitui o principal “pulmão” do Planeta (produz cerca de 20% do oxigénio do Planeta) e igualmente a maior reserva de biodiversidade da Terra. Esta reparte-se pelo Brasil, Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, mas a maior parte desta floresta pertence ao Brasil (60% do território brasileiro). É no Brasil que a destruição da floresta Amazónica tem sido mais acentuada.

A produção de soja, a exploração da madeira, a criação de gado, a construção de barragens hidroeléctricas, a mineração e o garimpo são as principais actividades responsáveis pela desflorestação no Brasil.

(Imagens retiradas da internet)
A preservação deste espaço constitui não apenas um desafio, como uma necessidade para o futuro da Humanidade.