Hoje, na aula do 9º ano, falamos sobre a desflorestação. Os alunos apontaram várias causas que têm contribuído para este problema, referiram, em primeiro lugar, os incêndios, depois, através de alguma orientação, mencionaram a exploração comercial da madeira para fins comerciais, a construção de vias de comunicação, a necessidade do alargamento de espaço para áreas de cultivo e de criação de gado, a ocorrência de chuvas ácidas, entre outras.

Ficaram a saber que as florestas desempenham um papel importante, tanto em termos ecológicos como económicos e sociais e a acção do ser humano sobre estas pode originar graves consequências no equilíbrio da Terra. Assim, a desflorestação pode contribuir para o aquecimento global do Planeta, pois a destruição das árvores faz com que estas deixem de absorver dióxido de carbono, contribuindo para o aumento do efeito de estufa. Por outro lado, provoca o desaparecimento de determinados ecossistemas e habitats e a erosão dos solos. A cobertura vegetal destruída pode, ainda, facilitar as inundações.

Posteriormente analisou-se o caso particular da desflorestação da Amazónia.

A floresta da Amazónia constitui o principal “pulmão” do Planeta (produz cerca de 20% do oxigénio do Planeta) e igualmente a maior reserva de biodiversidade da Terra. Esta reparte-se pelo Brasil, Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, mas a maior parte desta floresta pertence ao Brasil (60% do território brasileiro). É no Brasil que a destruição da floresta Amazónica tem sido mais acentuada.

A produção de soja, a exploração da madeira, a criação de gado, a construção de barragens hidroeléctricas, a mineração e o garimpo são as principais actividades responsáveis pela desflorestação no Brasil.

(Imagens retiradas da internet)
A preservação deste espaço constitui não apenas um desafio, como uma necessidade para o futuro da Humanidade.


Foi colocado em 00:34 and is filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

1 comentários:

    Carla Pimentel disse...

    É muito importante sensibilizar o alunos para o problema da desflorestação é o futuro deles,... o nosso futuro que está em causa.
    (as imagens foram bem escolhidas)

    Bjs

  1. ... on 20 de abril de 2009 às 01:08