No passado dia 31 de Julho foi notícia, da SIC , a visita que os Reis de Espanha efectuaram à Madeira, a convite do Presidente da República, Cavaco Silva.

Um dos pontos visitados foi o Cabo Girão, daí a notícia me ter despertado atenção.

Cabo Girão - Câmara de Lobos ( imagem retirada da Internet)

« O Cabo Girão é considerado um dos promontórios mais altos da Europa, que Miguel Torga chamou de "gávea de pedra".

"Nesta gávea de pedra/ A navegar parados/ Perguntamos ao mar/ E aos pontos cardeais/ Se seremos gigantes encantados, Em homens naturais", escreveu o poeta português depois de visitar aquele ponto turístico, no concelho de Câmara de Lobos, na zona oeste da ilha da Madeira, elevado na vertical a cerca de 580 metros acima do nível do mar.

O Cabo Girão é tido ainda como o segundo mais alto do mundo, permite uma vista panorâmica fantástica e a sua altura tem sido aproveitada por alguns para a prática do parapente e outros desportos radicais, caso do paraquedista Mário Pardo que arriscou fazer dali um salto de mota.

Do miradouro pode ver-se "lá em baixo", uma pequena área de terras cultivadas, denominadas por "Fajãs do Cabo Girão", onde durante séculos era apenas possível chegar de barco, uma situação que mudou com a construção de um elevador que está a funcionar desde Agosto de 2003.

De acordo com os registos históricos da região, na origem do nome está o descobridor da ilha, João Gonçalves Zarco e seus companheiros, que utilizaram aquele alto rochedo como referencia para o fim do primeiro reconhecimento da costa marítima da Madeira (Cabo do giro). »

Fonte: http://dn.sapo.pt

Vista do alto do Cabo Girão para as Fajãs (imagem retirada da Internet)

Elevador do Cabo Girão (imagem retirada da Internet)



Saber mais:
"Cabo é uma saliência da linha de costa em direcção ao mar, como resultado de uma erosão diferencial mas também devido à acção das ondas e correntes marítimas. Ou ainda, trecho da costa que penetra em direcção ao oceano, terminando abruptamente em forma de escarpa".


Foi colocado em 23:28 and is filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: