Em 1985, cinco países da União Europeia - França, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos – estabeleceram um acordo com o objectivo de criar uma área sem restrições de viagem, na qual os controlos fronteiriços entre os países participantes fossem eliminados e existisse uma maior cooperação no combate ao crime transnacional.
Este acordo, conhecido por Acordo de Schengen, foi assinado a bordo do barco Princesse Marie-Astrid no rio Mosela, próximo a Schengen, uma pequena vila do Luxemburgo na fronteira com França e Alemanha.
Mais tarde o Acordo de Schengen foi incorporado nos acordos de cooperação com a UE e inclui actualmente os países da União à excepção da Irlanda e do Reino Unido
Nos 13 países-membros da União Europeia em que vigora o Tratado de Schengen não há mais controle interno de fronteiras e os limites externos são supervisionados de forma compartilhada.
Os países que integraram a União Europeia em 2004 deverão implementá-lo a partir de Outubro de 2007.
As autoridades de fronteira fazem uso de um sistema conhecido como Sistema de Informação Schengen (SIS), que reúne dados sobre quem entra e sai dos países, solicitação e concessão de vistos e asilos bem como bens roubados.
A partir de Outubro de 2007, com a sua adopção pelos novos países-membros da UE, o sistema ganhará uma segunda versão, que terá a capacidade de reconhecer características biométricas.


Foi colocado em 16:25 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: