No mundo actual, onde a tendência é sobrevalorizar as maiores nações. Sobrevivem países notáveis pela pequenez dos seus territórios, mas que, no entanto, constituem grandes Estados entre as Nações. No meio dos gigantes que dominam a política mundial, essas pequenas unidades nacionais parecem cordeirinhos no meio de uma alcateia de lobos. No entanto, é com admiração que vemos entre as potências distribuídas pelo mundo a sobrevivência desses minúsculos países, cuja força parece estar unicamente nas suas tradições e no direito à independência e à liberdade.

Procurem conhecê-los!
Eis só dois exemplos,
Nauru é um dos menores países do mundo, resumindo-se a uma pequena ilha da Micronésia, relativamente isolada. Cobrindo somente 21 km2, a menor república independente e o único país do mundo que não tem oficialmente uma capital; Yaren é a maior cidade e onde se encontra a administração do país.

Tuvalu é um estado da Polinésia formado por um grupo de 9 atóis (o atol é uma ilha em forma de anel feita de corais e outros invertebrados, em forma aproximadamente circular, constituindo uma laguna no seu interior), antigamente chamado Ilhas Ellice.


Foi colocado em 20:09 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: