Por todo o final do século XIX e princípios do século XX, assistiu-se a um intensificar da emigração portuguesa.
Porém, o grande aumento dos movimentos emigratórios surgiu a partir de 1950, atingindo o seu auge nos finais da década de 60 e início da de 70.
A par da emigração legal verificou-se, essencialmente a partir dos anos 50, a saída clandestina de pessoas. Chega a admitir-se que, nos anos da década de 70, mais de 1/3 das saídas se fizeram ilegalmente.
Durante muitos anos, o Brasil foi o grande centro de atracção dos portugueses. Depois de 1950 o destino dos nossos emigrantes foi a Europa Ocidental, nomeadamente a França e a Alemanha.
Durante muitos anos, a maior parte daqueles que emigravam provinha do meio rural, mas, após 1970. começam também a emigrar muitos indivíduos que trabalhavam na indústria e em actividades do sector terciário.
Nos últimos vinte anos, Portugal tornou-se, também, num país de destino para muitos imigrantes.
Até aos anos noventa, foi sobretudo procurado por habitantes dos países lusófonos, mas actualmente preponderam os oriundos dos países do Leste europeu.
A par da imigração legal, vive no nosso território um elevado número de imigrantes ilegais.
Nem sempre a integração dos imigrantes na sociedade portuguesa tem sido feita de forma fácil e rápida. É frequente surgirem comportamentos discriminatórios quer do lado dos imigrantes quer por parte dos nacionais.
As atitudes de intolerância devem ser repudiadas por todos.


Foi colocado em 00:04 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: