Ontem, dia 2 de Junho, foi o "Dia da União Europeia" e, por isso, não poderia deixar passar sem fazer qualquer referência a este dia.

A União Europeia, anteriormente designada por Comunidade Económica Europeia (CEE) e Comunidade Europeia (CE), é uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
Foi estabelecida com este nome pelo Tratado de Maastricht em 1992.
A União Europeia tem muitas facetas, as mais importante são o mercado único europeu, uma moeda única (o euro, adoptado por 13 dos 27 estados membros) e políticas agrícola, de pescas, comercial e de transportes comuns.
Desenvolve também várias iniciativas para a coordenação das actividades judiciais e de defesa dos Estados Membros.
O Tratado de Paris, assinado em 1951, estabelecendo a Comunidade Europeia de Carvão e Aço, e o Tratado de Roma, assinados em 1957, instituindo a Comunidade Económica Europeia e a Comunidade Europeia da Energia Atómica ou Euratom, foram assinados pelos seis membros fundadores: Alemanha (RFA), Bélgica, França Itália, Luxemburgo e Holanda.
Posteriormente, a UE levou a cabo seis alargamentos sucessivos: em 1973, Dinamarca, Irlanda, Reino Unido (Europa dos nove) , em 1981, Grécia (Europa dos dez), em 1986, Portugal e Espanha (Europa dos doze), em 1995, Áustria, Finlândia e Suécia (Europa dos quinze), a 1 de Maio de 2004, República Checa, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta e Polónia (Europa dos vinte e cinco) e, finalmente, a 1 de Janeiro de 2007, Bulgária e Roménia (Europa dos vinte e sete).
Em 1972 e 1994, a Noruega assinou também tratados de adesão à União Europeia. No entanto, nas duas ocasiões, através de referendos, a população norueguesa rejeitou a adesão do seu país.
A Croácia, Turquia e Macedónia são candidatos à adesão à UE.
As negociações com estes países iniciaram-se oficialmente em Outubro de 2005 mas ainda não há uma data de adesão definida - o processo pode estender-se por vários anos.


Foi colocado em 23:10 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: