No dia 12 de Julho assinalou-se o “Dia Mundial contra o trabalho Infantil”. Este dia foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002. Em 2007, o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil foi dedicado à eliminação do trabalho infantil na agricultura e, em especial, nas suas piores formas. Em todo o mundo, a agricultura é o sector onde se encontra a esmagadora maioria de crianças trabalhadoras - cerca de 70%. Portugal tem actualmente cerca de 24 mil menores a trabalhar na agricultura.
Segundo o subdiretor-geral de Agricultura e Protecção de Consumidor da FAO, José Maria Sumpsi, a única estratégia válida contra o trabalho infantil é reduzir a pobreza nas áreas rurais dos países em desenvolvimento.



O que distingue o trabalho infantil? É considerado trabalho infantil uma criança que participa numa telenovela, faz desfiles de moda, ajuda nas tarefas de casa,...?
De acordo com as convenções da Organização Internacional do Trabalho, Trabalho infantil é todo aquele trabalho que prejudica o bem-estar das crianças e que compromete a sua educação, desenvolvimento e vida futura. Quando as crianças são forçadas a trabalhar durante longas horas nos campos, a sua disponibilidade para ir à escola ou centros de formação é muito limitada, impedindo-as de, através da educação, serem resgatadas da pobreza no futuro. As meninas estão em particular desvantagem uma vez que, muitas vezes, são ainda responsáveis pelas tarefas domésticas após o seu trabalho no campo.


Foi colocado em 19:07 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: