NA ESCURA E POLUÍDA NORILSK

Norilsk é uma cidade russa (134 832 habitantes, 69º 21’ N 88º 12’ E), mas independente administrativamente deste, fica a 240 quilómetros do Círculo Polar Árctico, em plena tundra siberiana, as temperaturas chegam a alcançar os 58º negativos. Fundada em 1935 como parte de um sistema de campos de trabalho para milhares de prisioneiros (os gulags), é hoje um dos lugares mais poluídos do planeta, devido à empresa Noilsk Nickel, o maior produtor mundial de níquel e paládio. Outrora uma cidade próspera, nada resta desses tempos, apenas ruínas industriais, maquinaria enferrujada e águas sujas. Percebe-se que a sobrevivência é extremamente difícil. Para agravar as coisas, a noite polar dura quase dois meses. Por isso, as escolas obrigam as crianças a submeter-se a uma dose diária de fototerapia, com raios ultravioleta, para fortalecer os seus organismos e facilitar a assimilação da vitamina D.
(in Super Interessante, nº 112, Agosto de 2007)




No dia 12 de Julho assinalou-se o “Dia Mundial contra o trabalho Infantil”. Este dia foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002. Em 2007, o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil foi dedicado à eliminação do trabalho infantil na agricultura e, em especial, nas suas piores formas. Em todo o mundo, a agricultura é o sector onde se encontra a esmagadora maioria de crianças trabalhadoras - cerca de 70%. Portugal tem actualmente cerca de 24 mil menores a trabalhar na agricultura.
Segundo o subdiretor-geral de Agricultura e Protecção de Consumidor da FAO, José Maria Sumpsi, a única estratégia válida contra o trabalho infantil é reduzir a pobreza nas áreas rurais dos países em desenvolvimento.



O que distingue o trabalho infantil? É considerado trabalho infantil uma criança que participa numa telenovela, faz desfiles de moda, ajuda nas tarefas de casa,...?
De acordo com as convenções da Organização Internacional do Trabalho, Trabalho infantil é todo aquele trabalho que prejudica o bem-estar das crianças e que compromete a sua educação, desenvolvimento e vida futura. Quando as crianças são forçadas a trabalhar durante longas horas nos campos, a sua disponibilidade para ir à escola ou centros de formação é muito limitada, impedindo-as de, através da educação, serem resgatadas da pobreza no futuro. As meninas estão em particular desvantagem uma vez que, muitas vezes, são ainda responsáveis pelas tarefas domésticas após o seu trabalho no campo.



O Dia Mundial da População assinala-se no próximo dia 11 de Julho e de acordo com um relatório divulgado, em Março de 2007, pela ONU (Organização das Nações Unidas), a população mundial chegará a mais de 9,2 mil milhões de habitantes em 2050. Os motivos do aumento da população são, segundo o estudo, maior longevidade e melhor acesso ao tratamento HIV (SIDA).
A previsão é que o mundo terá um aumento de 2,5 mil milhões de habitantes nos próximos 43 anos, passando dos 6,7 mil milhões, que deverão ser alcançados em Julho deste ano, a 9,2 mil milhões em 2050.
O aumento equivale ao número total da população do mundo no ano 1950 e registar-se-á na sua maioria em países em desenvolvimento, que devem passar de 5,4 mil milhões de habitantes em 2007 para 7,9 mil milhões em 2050.
Em contraste com o crescimento nos países em desenvolvimento, a população das regiões desenvolvidas deverá permanecer pouco alterada no período estudado, com uma média de 1,2 mil milhões de habitantes.


Portugal assumiu hoje, dia 1 de Julho de 2007, a Presidência do Conselho da União Europeia . Esta será a terceira vez que Portugal conduz o principal órgão de tomada de decisões da União Europeia. Desde que entrou para a UE, Portugal já presidiu ao Conselho em dois períodos-chave da história da construção europeia: o da ratificação e entrada em vigor do Tratado da UE, em 1992, e o do delineamento da Agenda para o desenvolvimento económico e social (Estratégia de Lisboa), em 2000.






Primeiro Ministro dialoga com jovens de todos os países da UE. Tratado Europeu é “prioridade das prioridades” .



O “Pai da Europa”


Robert Schuman (nasceu a 29 de Junho de 1886, Claussen, Luxemburgo e morreu a 4 de Setembro de 1963, Scy-Chazelles, França) foi um político democrata cristão e estadista luxemburguês radicado em França.
De mãe luxemburguesa, o jovem Robert Schuman frequentou a escola primária e secundária no Luxemburgo. Tendo realizado estudos superiores de Direito na Alemanha, em Berlim, Munique, Bona e Estrasburgo. Abriu um gabinete de advocacia em Metz em Junho de 1912. Dois anos mais tarde, a Primeira Guerra Mundial começa; Robert Schuman é reformado por problemas de saúde.
Em Novembro de 1918, a Alsácia-Lorena retorna à França e Robert Schuman entra em 1919 no Parlamento como deputado da Moselle. Em 1939, inicia-se uma nova guerra, e em Março de 1940 Robert Schuman é nomeado sub-secretário de Estado para os Refugiados. Em 10 de Julho de 1940, ele atribui, com outros 568 parlamentares, os “plenos poderes” ao Marechal Pétain. De volta a Lorena, ele é preso pela Gestapo e colocado secretamente na prisão de Metz, sendo mais tarde transferido para Neustadt a 13 de Abril de 1941. Ele consegue fugir e alcançar a zona livre em Agosto de 1942, passando pela abadia de Ligugé.
Presidente do Conselho (1947) (MRP), depois Ministro das relações Exteriores (1948 – 1952), ele foi o grande negociador de todos os grandes tratados do final da Segunda Guerra Mundial (Conselho da Europa, Pacto do Atlântico Norte, CECA, etc).
Propôs, através da declaração de 9 de Maio de 1950, colocar a produção franco-alemã de carvão e de aço sob uma Alta Autoridade comum, numa organização aberta à participação de outros países da Europa. Essa proposta levou à criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), que foi a origem da actual União Europeia.
De 1958 a 1960, ele foi o primeiro Presidente do Parlamento Europeu, que o condecora, no final do seu mandato, com o título de “Pai da Europa”.
Um processo de beatificação de Robert Schuman foi aberto pela Igreja Católica.
Fonte: wikipedia, a enciclopédia livre.