...o meu entusiasmo foi tal que comprei 0 livro "Miguel nunca desiste" da colecção "7 irmãos" ... e ainda "Palavra de Mulher" que é "uma recolha de pequenas histórias que marcam o Sol e a Lua da Maria João nas páginas do Expresso, Diário de Notícias, Semanário, GQ e Euronotícias".
Infelizmente, continuamos a assistir por todo o Mundo ao desrespeito pelos mais elementares direitos humanos...começando pelas crianças...
Apresento a sinopse do livro: "os pesadelos perturbam o sono das crianças. Mas o desassogego nocturno de David desaparece, a partir do momento em que escuta uma história narrada pela mãe. Aquela é, toda ela, conduzida pelas mãos mágicas das Fadas que tudo fazem para estabelecer a harmonia "No Reino das Maravilhas". Este é um conto onde o onírico e o fantástico se cruzam, oferecendo uma leitura envolvente e rica em ensinamentos".
Tem como objectivos fundamentais a cooperação económica, social, cultural, jurídica, técnico-científica e a difusão da língua portuguesa.
O conflito pode ser dividido em três tipos: intrapessoais, interpessoais e organizacionais.
Alguns dos trabalhos...
O flagelo da SIDA nos países mais desenvolvidos e mais ricos contribuiu para a tomada de consciência de que nenhum país está imune...
- exposição de cartazes e livros, na BE-A, alusivos ao tema.
- exposição de peças de artesanato típicas de diferentes países (aceitação de diferentes povos e culturas).
- apresentações em PowerPoint alusivas ao tema, na BE-A.
- distribuição à comunidade escolar de folhetos e de marcadores de livros.
- o segredo da tolerância.
- as receitas da tolerância.
Foi solicitada a colaboração dos Directores de Turma no sentido de reflectirem com os seus alunos sobre o significado desta comemoração e elaborarem uma receita com que se pudesse "confeccionar" a tolerância.
Muitas receitas surgiram...
Apresento a "Receita de Tolerância" da Carolina e Andreia do 7º C
Ficha técnica
Custo: Baixo
Grau de dificuldade: Fácil
Tempo de confecção: Pouco
Validade: Toda a vida
Nota: O segredo está na magia com que se faz esta receita.
Ingredientes, em porções iguais:
Bondade, Humildade, Amor, Magia, Boa Vontade, Honestidade, Felicidade, Dedicação.
Modo de preparação:
Num recipiente grande junta-se a dedicação e o amor e mexe-se bem. Em seguida acrescenta-se a bondade e honestidade e bate-se a massa até formar bolhas. Junta-se os restantes ingredientes e coloca-se numa forma barrada com bondade. Vai a cozer num forno especial, chamado Coração. Quando estiver bem cozido polvilhe com muita magia e sirva sem deixar arrefecer.
Obs: Todos os dias se deve fazer esta receita para se ser um bom cidadão.
Um agradecimento a todos os que colaboraram...
Foi no dia 9 de Novembro de 1989 que o Muro de Berlim começou a ser derrubado. Faz amanhã, precisamente, 20 anos. Uma data que simbolizou a reunificação das duas Alemanhas e o fim da divisão do mundo em dois blocos.
Este dia, tão importante, foi assinalado na nossa escola com várias actividades que decorreram na nossa Biblioteca. Desde o rastreio da hipertensão arterial, acompanhado da projecção de um PowerPoint "Hipertensão arterial"realizado pelo 8º A, a leitura da lenda da sopa de Pedra efectuada pelos alunos do 5º C e E e depois recontada pelos mesmos até ao visionamento de um PowerPoint sobre a "Sopa colorida" . Tudo isto com o objectivo de alertar toda a comunidade escolar para a importância da sopa na nossa alimentação e reconhecerem que uma alimentação saudável é fundamental para uma boa qualidade de vida.
Os visitantes puderam apreciar a recriação de uma lareira antiga onde se confeccionava aquelas deliciosas sopas da "pedra" em panelas de ferro e os ingredientes necessários para a mesma, uma mesa prontinha para nos "servirmos" da sopa, com pratos muito antigos, uma terrina e uns guardanapos especiais que continham diferentes receitas de sopa. Para além disso, a nossa BE-A esteve muito bonita e colorida com uma mesa de fruta esculpida pelo CEF3 de Hotelaria, sob orientação da professora Margarida Amaral.
Recordar o dia...
Este dia também não foi esquecido na Escola E.B 2,3 Pintor Mário Augusto, na Biblioteca recordou-se, em jeito de homenagem, a vida e a música de Elvis Presley.
Os momentos desse dia...
O envelhecimento demográfico é um problema muito sério que se reflecte em praticamente todos os domínios do Estado e da sociedade, nomeadamente nos cuidados de saúde, nos mercados de emprego e do trabalho, nas medidas de protecção social e no crescimento económico.
A Escola E.B. 2,3 Pintor Mário Augusto de Alhadas não foi indiferente a este problema e assinalou o dia com uma bonita exposição.
O Equinócio de Setembro que marca o início do Outono (no Hemisfério Norte) é o momento em que o Sol, no seu movimento aparente, se encontra no mesmo plano do Equador.
Neste início de Outono deixo aqui um bonito poema do colega amigo, José Amaral
Era Outono!
Passei por uma ruazita;
num pobre banco de madeira,
um "pobre" idoso sentado.
Tinha uma lágrima,
no canto do olho,
prestes a escorrer pela sua face
já gasta pelas agruras da vida.
Era Outono!
Nesse preciso momento reparei,
na única árvore existente.
Estava praticamente despida.
Tinha a sua beleza,
tal como o velhinho;
uma única folha
se mantinha incólume
à passagem do tempo.
Era Outono!
O idoso baixou a cabeça.
O ramo da árvore,
onde se encontrava a solitária folha,
buliu.
Era Outono!
Quando nada o fazia prever,
o sopro da vida,
gélido e aterrador,
percorreu a ruazita.
Foi fatal!
Para a folha que... caiu.
Para o idoso que... faleceu.
Era Outono! ...
José Amaral, In "Poder da Díctamo", pg 17
A camada de ozono funciona como um sistema imunitário da Terra.
Ela absorve a maioria das radiações ultravioletas, de modo que só uma parte destas radiações consegue atravessar e atingir a superfície terrestre.
Os responsáveis pela destruição da camada de ozono são os clorofluorcarbonetos (CFC) utilizados nos pulverizadores de aerossóis e na indústria de frio. Lançados à superfície da Terra, estes compostos libertam átomos de cloro que reagem com o ozono na alta atmosfera, destruindo-o.
A diminuição da espessura da camada de ozono, conhecida por buraco de ozono, facilita a passagem das radiações ultravioletas, fazendo com que estas cheguem em maior quantidade à superfície terrestre.
Mais informação aqui...
A minha Freguesia (Ferreira-a-Nova) foi, para mim, a segunda melhor neste desfile! Alguns desses momentos...
A Cidade esteve muito bonita, a noite muito agradável e muita gente a assistir ao desfile das Freguesias !
As tradições marcaram presença...
Alguns dos meus registos...
São termas muito antigas, cujas águas ainda tem poderes curativos. Foram adquiridas por estrangeiros e as instalações restauradas.
Oferecem, a quem as procura a possibilidade de participar em cursos de azulejaria, passeios organizados ou livres na região, restaurante de cozinha holandesa, entre outras.
As paredes e muros dos espaços recuperados estão decorados com pequenos azulejos, seixos e espelhos.
Um pequeno paraíso, lugar muito tranquilo, ideal para descansar e recuperar forças e uma solução para umas férias saudáveis!
Registo da nossa visita...
É uma vila com 3241 habitantes (2001), uma área de 28,97 km2 e uma densidade populacional de 119,9 hab./km2.
- Mana, vamos tomar café ao castelo de Montemor-o-Velho?
Revisitar um dos castelos mais bonitos de Portugal é sempre um prazer!
Alguns registos dessa visita...
Parte do interior do castelo
Vista (parcial) da Vila de Montemor-o-Velho a partir do castelo
Vista dos campos de arroz e da localidade de Quinhendros
Paul do Taipal (visto a partir do castelo)
Santa Maria da Feira foi, neste sábado, o local que nos permitiu "viajar" e "reviver os primeiros anos do reinado de D. Afonso IV".
Apesar desta "Viagem Medieval" já contar, incluindo esta, com 13 edições, foi a primeira vez que aqui nos deslocámos (eu, meu marido, mano Edu, minha cunhada e a sua mãe).
Evento, de extrema importância para a cidade, que, em termos turísticos, todos os anos, atrai milhares de visitantes, quer nacionais quer estrangeiros.
Viagem que nos fascinou e que recomendamos a todos!
Esperamos voltar na próxima edição!
No passado dia 31 de Julho foi notícia, da SIC , a visita que os Reis de Espanha efectuaram à Madeira, a convite do Presidente da República, Cavaco Silva.
Um dos pontos visitados foi o Cabo Girão, daí a notícia me ter despertado atenção.
Cabo Girão - Câmara de Lobos ( imagem retirada da Internet)
« O Cabo Girão é considerado um dos promontórios mais altos da Europa, que Miguel Torga chamou de "gávea de pedra".
"Nesta gávea de pedra/ A navegar parados/ Perguntamos ao mar/ E aos pontos cardeais/ Se seremos gigantes encantados, Em homens naturais", escreveu o poeta português depois de visitar aquele ponto turístico, no concelho de Câmara de Lobos, na zona oeste da ilha da Madeira, elevado na vertical a cerca de 580 metros acima do nível do mar.
O Cabo Girão é tido ainda como o segundo mais alto do mundo, permite uma vista panorâmica fantástica e a sua altura tem sido aproveitada por alguns para a prática do parapente e outros desportos radicais, caso do paraquedista Mário Pardo que arriscou fazer dali um salto de mota.
Do miradouro pode ver-se "lá em baixo", uma pequena área de terras cultivadas, denominadas por "Fajãs do Cabo Girão", onde durante séculos era apenas possível chegar de barco, uma situação que mudou com a construção de um elevador que está a funcionar desde Agosto de 2003.
De acordo com os registos históricos da região, na origem do nome está o descobridor da ilha, João Gonçalves Zarco e seus companheiros, que utilizaram aquele alto rochedo como referencia para o fim do primeiro reconhecimento da costa marítima da Madeira (Cabo do giro). »
Fonte: http://dn.sapo.ptVista do alto do Cabo Girão para as Fajãs (imagem retirada da Internet)
Elevador do Cabo Girão (imagem retirada da Internet)
Saber mais:
Os Platinum ABBA formaram-se com o intuito de se tornarem a melhor banda de tributo aos ABBA em todo o Mundo.As coreografias originais dos ABBA, o alinhamento de musicas e todos os pormenores de recriação, deixam qualquer um rendido.
Noutros tempos chegou a ser usada como zona de pesca e as suas águas utilizadas para a rega dos campos de cultivo que a envolvem.
Nos últimos anos tinha sido colocada ao abandono, muito lixo era despejado nas suas águas.
A junta de freguesia de Ferreira-a-Nova recuperou-a, bem como toda a parte envolvente.
Os gansos e os patos podem ser vistos nas suas águas e ao redor encontra-se um parque de merendas.
Local muito bonito para ser visitado...
São estes aspectos da nossa cultura manifestados através destas tradições festivas que se verificam aqui e noutros pontos do país que nos tornam únicos no Mundo.
Ferreira-a-Nova é uma das 18 freguesias pertencentes ao concelho de Figueira da Foz.
Fazem parte da freguesia as seguintes localidades: Azenha Nova, Porto Carvalho, Três Azenhas, Ferreira-a-Nova, Porto de Lamas, Casal da Areia, Canosa, Zangas, Tromelgo, Coentros, Netos, Queridas, Fontinhas e Barreiras.Qual a razão deste Post? Pois é...NETOS é a minha querida aldeia...
É uma triste realidade dos nossos tempos!
Adorei!
(Fonte: expresso.pt)
"O Verão chegou hoje às 06:46, marcando o início da estação mais quente do ano, que irá manter-se até ao dia 22 de Setembro, anunciou o Observatório Astronómico de Lisboa.
O Solstício de Verão no Hemisfério Norte prolonga-se por 93,65 dias até ao próximo Equinócio, que ocorre no dia 22 de Setembro às 22:19.
Os portugueses que queiram festejar a entrada no Verão com um mergulho na praia poderão fazê-lo, uma vez que as previsões do Instituto de Meteorologia apontam para a continuação do tempo quente e céu limpo"
Fonte: Diário Digital / LusaDeixo aqui um bonito poema do Amaral...
O dia clareou.
O Sol brilha intensamente,
os pássaros chilreiam,
as crianças, em brincadeiras animadas,
divertem-se.
Jogam à bola,
ao pião,
com o arco,
à apanhada,
à cabra cega.
O Sol vai a pino,
o estilo é cruel,
os raios de Sol
beijam-nos, viventes,
carinhosamente,
mas a canícula não perdoa.
É necessário procurar uma sombra,
uma cascata de água fresca.
Vem-me, então à mente
o desejo de me deitar à sombra
de um amieiro, à beira-rio,
a pescar.
Sem camisa,
em calções,
refrescar-me-ia
e...
bendiria
o Sol "abensuado"
deste Verão.
Alfim Verão,
Como é belo o Verão!
(José Amaral, in "Poder da Díctamo" pg. 16)
Quando menos esperamos, ficamos sem palavras...
Algumas das mensagens que os alunos me deixaram e que me emocionaram bastante!
-
-
CARTA A UM JOVEM DECENTEHá 23 horas
-
-
-
-
-
Creme de legumesHá 2 anos
-
Voluntariado de LeituraHá 2 anos
-
FIMHá 7 anos
-
O que eles pensam de nós...Há 7 anos
-
-
-
-
-
Sempre bom ouvir...Há 10 anos
-
-
Coimbra 2011: um dia, uma vida!...Há 12 anos
-
Um Natal para todosHá 12 anos
-
Fui!Há 13 anos
-
-
Depende de nósHá 13 anos
-
-
Sessão de esclarecimentoHá 13 anos
-
-
Dia de São ValentimHá 13 anos
-
Alimentação saudávelHá 13 anos
-
O Panfleto...Há 14 anos
-
YÔHHH BacanosHá 14 anos
-
-
PARABÉNS PATRÍCIA E ANDRÉHá 14 anos
-
Dia da EscolaHá 15 anos
-
Projecto PIEF 2007/2009Há 15 anos
-
-
-
-
A derrotaHá 16 anos
-
Trabalhando com ProjetosHá 16 anos
-
Sete Maravilhas do Mundo ActualHá 17 anos
-